Consórcio

1. O que é um Consórcio? 

É uma solução financeira para comprar carros de maneira econômica.

Adquirindo uma cota, você fará parte de um grupo de pessoas, físicas e jurídicas, que desejam comprar carros, pagará parcelas predefinidas por um prazo determinado. Até o final do prazo você terá sua cota contemplada, por sorteio ou lance, e poderá usar seu crédito para comprar seu carro.

2. O consórcio é regulamentado?

O Sistema de Consórcios é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

3. Quais são as taxas cobradas no consórcio?

A taxa de administração que corresponde a remuneração da Administradora e é paga pelo consorciado, diluída por todo o prazo do grupo. E o fundo de reserva, que é uma poupança destinada a possíveis inadimplências ao longo do prazo. Caso esse fundo não for utilizado, será dividido proporcionalmente entre os participantes no término do grupo.

4. O que são assembleias? Quando ocorrem?

Assembleia Ordinária: ocorre todos os meses para a apuração de sorteios e lances. Elas ocorrem no dia 15 de cada mês (quando esse dia cair em um final de semana ou feriado, assembleia será realizada no dia útil seguinte).

5. O que é contemplação?

Mensalmente alguns consorciados são contemplados e recebem sua carta de crédito para adquirirem seu carro. Até o final do plano todos serão contemplados.

6.  O que é carta de crédito?

Após a contemplação os consorciados receberão uma carta de crédito, equivalente ao valor do seu plano. Com ela o consorciado poderá escolher seu carro e o Consórcio Toyota pagará o vendedor com o dinheiro arrecadado pelo grupo.

7. Quais carros posso comprar com a carta de crédito?

Automóveis novos e usados de até 10 anos de uso, da marca Toyota e de outras marcas também.

8. Qual o papel da Administradora do Consórcio Toyota?

Formar e administrar grupos de Consórcio, zelando pelos interesses dos consorciados e garantindo que todas as regras sejam aplicadas.